Em continuidade à tarefa de produção de animação, hoje veremos como preparar os backgrounds (planos de fundo) e sprites (personagens) para serem utilizados no Pivot.
Confira:
A) Background
As imagens para background podem estar nos formatos ".gif", ".bmp", ".jpg", ".gif" ou ".png". Sua única preocupação deve ser com o tamanho da imagem. Esse tamanho determinará o tamanho da sua animação. Sendo assim, procure imagens grandes, com, ao menos, 1000 pixels de largura.
Veja abaixo como identificar o tamanho da imagem na busca de imagens do Google.
B) Sprite
Para o sprite faz-se necessário um pouco mais de cuidado. Você precisará de uma imagem em formato ".bmp" de 24 bits, com o fundo totalmente branco (ou totalmente preto para personagens que possuem o branco como cor predominante).
Para retirar o fundo da imagem, você pode utilizar o Paint (e apagar o fundo com a borracha, ou selecionar o fundo e deletar), mas eu recomendo o uso do GIMP, PhotoShop, ou similar, que possuem um maior número de ferramentas para realização dessa tarefa. (Veja aqui uma vídeo-aula de como apagar o fundo da imagem utilizando o GIMP).
Um editor de imagem que eu gosto bastante é o PIXLR. Você pode escolher a opção Pixlr Editor para um editor semelhante ao Photoshop e ao GIMP.
Você também pode criar o seu próprio sprite, utilizando o Paint. O sprite abaixo, por exemplo, foi criado por mim usando a imagem de um cavaquinho que peguei na web e acrescentando olhos, braços e pernas com as ferramentas de desenho do Paint.
Para salvar como BMP adequadamente, você pode abrir a imagem no Paint e seguir os seguintes passos.
1) Clique no ícone azul (equivalente ao menu "Arquivo"); 2) Arraste o cursor até a opção "Salvar Como", mas não clique, espere abrir o menu ao lado. 3) Clique na opção "Imagem BMP". |
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Acompanhe todas as etapas:
4. Criação de Background e Sprites (esta página).