Nas nossas primeiras aulas trabalhamos com um texto que nos auxilia a entender o que é História e por que estudá-la. Em sala de aula em passei apenas os pontos mais importantes. Aqui vai o texto completo.
Em busca da História
A História trata das relações entre as pessoas, suas condições de vida e sua maneira de pensar, considerando a herança recebida daqueles que viveram antes. Buscamos por meio da História, a interdependência entre o presente e o passado para obter a fundamentação científica, ou seja, para pensar melhor as questões do nosso tempo. Por exemplo, uma notícia divulgada nos jornais sobre os sem-terra poderá ser melhor entendida se estudarmos como foi se estabelecendo a propriedade da terra no Brasil, a quem esse processo beneficiou e quem dele ficou excluído.
A História que realmente aconteceu foi feita pelos homens, com o seu trabalho.
Mas a História que se pode conhecer e contar num livro é muito menor do que a História que de fato aconteceu.
Assim como um autor de um mapa tem de escolher os elementos que vai poder mostrar, o historiador também escolhe os fatos e as situações que vai estudar e mostrar. Com uma diferença importante: os autores dos mapas geográficos, se estão tratando do presente, podem ver os morros, as cidades e medir sua localização exata; os historiadores têm uma tarefa diferente, pois ao tratar do passado, não podem ver as coisas de que falam porque elas já aconteceram.
Assim, os historiadores precisam encontrar alguma coisa que restou dos fatos passados, ou seja, as marcas deixadas pelos homens. Essas marcas são consideradas fontes históricas ou documentos históricos, e o seu estudo permite tirar várias conclusões sobre a maneira como os homens viviam.
Fonte: MARANHÃO, R., ANTUNES, M. F. Trabalho e Civilização: Uma história global. Vol. 1. São Paulo: Moderna, 1999, pp. 10-11
Obs: a imagem no início da postagem é de Sherlock Holmes, personagem de Sir Arthur Conan Doyle.