Iniciamos nosso estudo do feudalismo com um jogo teatral. A turma se dividiu em grupos para encenar a função de cada um dos 3 estamentos da sociedade feudal: clero, nobreza e servos.
A seguir discutimos o seguinte trecho:
"Cavaleiros com escudos e lanças percorrem a Europa, matam e morrem enquanto se constroem castelos e igrejas. Ao mesmo tempo, trabalhadores maltrapilhos tiram do solo o alimento para sustentar a todos" (parágrafo de introdução ao capítulo 2 "Guerreiros e camponeses: o feudalismo" de MARANHÃO, R. E ANTUNES, M. F. Trabalho e Civilização: uma história global.(vol. 2) São Paulo: Moderna, 1999, p. 22.
Depois montamos a pirâmide social com os seguintes estamentos:
Clero: membros da Igreja; responsáveis pela oração e demais funções religiosas e pelo ensino.
Nobreza: donos de terra; sua função era combater nas guerras e oferecer segurança militar ao feudo.
Servos: trabalhadores rurais; sua função era trabalhar na terra para prover seu sustento e dos demais estamentos.
Então, discutimos os versos:
"Pois o cavaleiro e também o padre
Vivem daquele que faz o trabalho"
(P.Boissonnade, Life and Work in Medieval Europe (fifth to fifteenth centuries), p. 146. Alfred Knopf, N. Y., 1927 apud HUBERMAN, Leo. "Sacerdotes, guerreiros e trabalhadores". In: História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1976 (12ª ed.), p. 12).Para saber mais, leia:
Feudalismo: feudo