Fizemos uma dinâmica bastante interessante de análise de documentos.
As turmas foram divididas em grupos e os documentos de A a F foram rodando para que os grupos os analisassem e respondessem às questões que se pedia em cada um deles.
Infelizmente não posso reproduzi-los aqui, pois, na sua maioria, são páginas inteiras de livros didáticos. Mas anexei algumas imagens relacionadas que encontrei na rede.
A
Este documento era um mapa, onde vocês deveriam identificar as partes em que o Egito Antigo estava dividido (Alto e Baixo), o continente onde se localiza (África) e o elemento geográfico mais importante (Rio Nilo).
B
Este documento era um texto e um mapa, ambos sobre o Egito atual, onde vocês deveriam identificar a importância do Nilo atualmente (agricultura, abastecimento de água e eletricidade), a religião majoritária (islamismo), as atividades econômicas apontadas no mapa (indústria, algodão, agricultura irrigada, criação nômade de gado, ferro e petróleo) e perceber que a maior parte do território egípcio é desértica.
C
Este documento era um trecho de um papiro anônimo, datado de, mais ou menos, 1500 a.C., onde vocês deveriam identificar as profissões indicadas (camponês, pedreiro, tecelão, tintureiro, metalúrgico, oficial de infantaria e escriba), e perceber o argumento do texto a respeito da profissão de escriba (que seria a melhor de todas, pois não demandava tantos sacrifícios).
D
Este documento era a reprodução de um papiro, seguido de um texto explicativo. Aqui vocês deveriam perceber que os egípcios acreditavam na vida após a morte, como indicado no papiro que reproduz o julgamento de um egípcio após a sua morte.
E
O penúltimo documento contava com fotografias das pirâmides e da esfinge de Gizé. Aqui vocês deveriam perceber nas entrelinhas do texto qual a finalidade da construção de pirâmides (tumba para os faraós); e, a partir da observação das imagens, lançar uma hipótese sobre a forma de construção e os materiais utilizados (utilização de uma quantidade enorme de trabalho braçal, e construção a base de pedras).
F
Finalmente, no documento F, vocês analizaram a pintura de uma tumba, seguida de um texto explicativo. Aqui vocês deveriam estabelecer semelhanças entre os padrões de beleza do Egito antigo e de nossa sociedade (maquiagem, brincos, perfumes).