9 de jun. de 2012

Pré-História (6oAnoSEE)

Como prometido, aqui vai a atualização do Blog. Começando pela Pré-História, que vimos com as 5ªs séries/6ºs anos da EE Jd. Aurora.

Começamos distinguindo entre diferentes versões para a oriegem do homem, mais particularmente a explicação científica (evolucionismo) e a explicação religiosa-cristã (criacionismo). 


"Para os que defendem o evolucionismo, o ser humano descende de algum animal que se assemelhava ao macaco. Ou seja, em algum momento do passado, humanos e macacos tiveram um ancestral comum. Imagina-se que os descendentes desse ancestral evoluíram por caminhos diferentes: um ramo gerou os macacos, outro ramo gerou os humanos"


De acordo com o criacionismo "tudo foi criado por Deus", inclusive o ser humano. Segundo essa visão "o ser humano recebeu de Deus capacidades e habilidades especiais, que se manifestam na inteligência, na vontade, nos sentimentos, na linguagem e na imaginação artística, por exemplo"

(Adaptado de COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Saber e Fazer História - História Geral e do Brasil, 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2009, pp. 24-25).

A seguir, vimos cada período em que é dividida a Pré-História:


Paleolítico: marcado pela descoberta do fogo e pela construção de objetos de pedra lascada. Os homens eram nômades, ou seja, não possuíam moradia fixa, mudavam de lugar a procura de melhores condições de vida (foi por meio do nomadismo que povoaram os diversos continentes).





Neolítico: marcado pela início da agricultura (plantação) e pecuária (criação de animais), o que propiciou o sedentarismo, ou seja, os homens passaram a fixar moradia.


Idade dos Metais: marcada pelo desenvolvimento das tecnicas de construção de objetos de metais.

Aprendemos também sobra a importância das fontes históricas materiais para o estudo da Pré-História.

Por fim, vimo como a invenção da escrita marca, tradicionalmente, o fim da Pré-História.


Aprendemos que diversos povos desenvolveram diversos tipos de escrita e que a escrita passou por transformações, iniciando, quase sempre, com pictogramas (signos representado objetos) e ideogramas (signos representando ideias), até chegarmos na forma alfabética que se popularizou no mundo ocidental.

Abaixo, o documentário que vimos em sala sobre o nascimento da escrita: