Para os alunos da 7ªC da EE Jd. Aurora.
Começamos nossos trabalhos sobre o Iluminismo com um debate sobre a importância (ou não) do conhecimento racional/científico no nosso dia-a-dia, e sobre a importância (ou não) da escola para obtermos esse conhecimento.
Após isso, trabalhamos com o texto a seguir:
A Ilustração
Chamamos de Ilustração ou Iluminismo às ideias que se desenvolveram na Europa nos séculos XVII e XVIII. Tais ideias caracterizam-se pela procura de uma explicação racional para os fenômenos naturais e sociais e pela noção de progresso, que marcaria a vida humana. Seus defensores rejeitavam tradições, atacavam determinadas injustiças e posicionavam-se contra a intolerância religiosa e os privilégios típicos da sociedade da época.
O movimento ilustrado teve seu apogeu no século XVIII, que ficou conhecido como o Século das Luzes.
Os pensadores ilustrados defendiam que o homem deveria buscar na razão as respostas para as questões que, até aquele momento, eram justificadas principalmente pela fé, pela ignorância e pela superstição.
[...]
A intermediação entre os homens e Deus, pretendida pela Igreja Católica, era duramente questionada. Nãos se questionava a existência de Deus (ateísmo), mas uma posição anticlerical que provocaria reações dos religiosos.
[...]
Para alcançar a felicidade, era necessário que o governo garantisse: liberdade para a expressão de ideias, liberdade de culto e liberdade de posse de bens materiais. Além disso, o governo teria de promover a igualdade de todos perante a lei e garantir a proteção contra a injustiça e a opressão.
CAMPOS, F.; CLARO, R.; DOLHNIKOFF, M. História nos dias de hoje, 8º ano. São Paulo: Leya, 2012, pp. 32-33.
Em 2011 postei dois vídeos
sobre o tema, dêem uma
conferida clicando aqui.