5 de fev. de 2015

Começando os trabalhos!

Olá galera do 8º e 9º anos!

Para iniciarmos bem o ano letivo e, levando em consideração que ninguém ainda no CEU EMEF Pêra Marmelo teve aulas de História comigo, creio ser importante dar algumas informações:

I) Canais Web

Além das situações de ensino-aprendizado que vivenciamos todos os dias na sala de aula, eu procuro utilizar canais de comunicação na internet para expandirmos nossas possibilidades. Os mais utilizados são:



O blog é a nossa base, o nosso QG. Tudo - ou quase - que fazemos em sala de aula eu repasso para cá: textos, músicas, vídeos, pedidos de trabalhos e tarefas, etc. Se você faltou, boiou ou quer revisar alguma coisa, este é o lugar! :)

e
Tanto o TT quanto o FB são utilizados, principalmente, para avisar das postagens do blog, mas muitas vezes eu compartilho informações que estão disponíveis nessas redes sociais, tais como: eventos esportivos e culturais, dicas de sites, matérias interessantes, etc. Fique ligado ;)

E-mail: historiajaragua@gmail.com
Para um contato mais direto: tire suas dúvidas, dê sugestões, envie trabalhos, etc.


II) Atividades

Procuro variar as atividades em sala de aula e, para isso, preciso da mente aberta e da colaboração de vocês. Espero que topem os desafios de: ler, escrever, palestrar, desenhar, compor uma canção, produzir um vídeo, criar um quadrinhos, participar de um jogo, etc.




III) Composição da nota

Apesar de saber que o mais importante é vocês APRENDEREM, fazemos parte de um sistema que mensura esse aprendizado por meio de números, e sei o quanto vocês se preocupam com isso. Componho a nota de História da seguinte maneira:
a) Atividades em sala de aula (avulsas e no caderno): a nota é atribuída por participação.
b) Trabalhos bimestrais (pesquisas ou produções artísticas): a nota é atribuída por aproveitamento.
c) Prova (geralmente com consulta): a nota é atribuída por aproveitamento.
d) Atividades de recuperação (solicitadas de acordo com o desempenho de cada um): nota por aproveitamento.


IV) Autoavaliação

É muito importante que vocês possam avaliar o próprio desempenho, ao invés de sempre serem avaliados por mim. Por isso, a partir deste ano, desejo realizar um trabalho com base na avaliação por rubricas (mais tarde farei uma postagem específica sobre o assunto).



V) Programação das primeiras semanas*

- Apresentação da proposta (1 aula).
- Sondagem (1 aula + tarefa para casa).
- Produção de rubricas pessoais (2 aulas + entrega de cópia).
- Revisão - História Geral (+- 3 aulas para o 8º Ano e +-5 aulas para o 9º Ano).
- Orientação de Trabalho de Pesquisa (1 aula por semana, logo após a revisão).

*Obs.: Os indicativos de quantidade de aulas são apenas previsões. As atividades podem durar mais ou menos aulas, dependendo das circunstâncias.

Por hoje é só ;)