28 de mai. de 2018

Registros: Período Neolítico [6º]


Novamente utilizamos o livro didático para procurar algumas respostas sobre o período Neolítico, mas desta vez, de forma individual. Os registros devem ser feitos no caderno.


Registros: Período Neolítico


1. A agricultura é uma invenção atribuída a quem? Por quê?

Acredita-se que a agricultura tenha sido uma invenção da mulher, pois ela é que geralmente era responsável pela coleta de raízes e frutos. Puderam, assim, observar que as sementes, uma vez enterradas no solo, davam origem a novas plantas.

2. Por que os seres humanos tiveram que tornar-se sedentários?
Os seres humanos tiveram que tornar-se sedentários para cuidar das plantações e garantir boas colheitas.

3. Quais os alimentos cultivados mais antigos de que se tem notícia?
Os alimentos cultivados mais antigos de que se tem notícia são o trigo, a cevada e o arroz, datados d 8 mil a.C.

4. Qual a importância da fabricação de panelas e potes de cerâmica?
Com a produção de panelas de cerâmica, o ser humano pôde cozinhar a carne, tornado-a mais macia e nutritiva. Os potes de cerâmica com tampa permitiram o armazenamento de grãos e líquidos, conservando-os.

5. O que é excedente agrícola e o que ele possibilitou?
Excedente agrícola é a produção de mais alimentos do que é necessário para o consumo Isso possibilitou a troca de produtos entre uma comunidade e outra.

6. O que é o processo de divisão do trabalho?
O processo de  divisão do trabalho é a especialização de trabalhadores em determinadas atividades profissionais.

7. Quais são as quatro regiões em que surgiram as primeiras cidades?
As quatro regiões em que surgiram as primeiras cidades foram nos vales dos rios Nilo (Egito), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia), Amarelo e Azul (China) e Indo (Índia).

8. O que foi possível fabricar com o ferro?
Com o ferro foi possível fabricar armas mais duradouras e aperfeiçoar instrumentos e ferramentas.

9. Quais fatores levaram ao desenvolvimento da escrita?
O desenvolvimento da escrita se deveu à necessidade de contabilizar produtos comercializados e impostos arrecadados; e realizar cálculos geométricos para a construção de grandes obras.

Todas as respostas retiradas de:

APOLINÁRIO, Maria Raquel (org.). Projeto Araribá: História: 6º Ano. São Paulo: Moderna, 2014. 4ª edição. pp. 38-45.