Na sondagem sobre os direitos dos trabalhadores, perguntei o que era TRABALHO para vocês. A maioria das respostas abordaram um ou mais dos três aspectos a seguir:
1. EMPREGO:
Forma de ganhar dinheiro, se sustentar.
2. ESFORÇO:
Tarefa que se faz para atingir determinado fim.
Tarefa que se faz para atingir determinado fim.
3. SOFRIMENTO:
Algo que aprisiona, escraviza.
Algo que aprisiona, escraviza.
Vamos agora dar uma olhada no que os pensadores Adam Smith (1723-1790) e Karl Marx (1818-1883) escreveram sobre o trabalho. Vocês devem registrar as citações abaixo em seu caderno.
Trabalho em Smith e Marx
“É a grande multiplicação das produções de todos os diversos ofícios - multiplicação essa decorrente da divisão do trabalho - que gera, em uma sociedade bem dirigida, aquela riqueza universal que se estende até às camadas mais baixas do povo.”
Adam Smith, A riqueza das Nações
“Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o homem, com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza. Defronta-se com a natureza como uma de suas forças. Põe em movimento as forças naturais de seu corpo – braços e pernas, cabeça e mãos –, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana. Atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica a sua própria natureza.”
Karl Marx, O Capital
Em sala de aula, vamos discutir as visões desses dois pensadores, e como elas se relacionam com a nossa visão sobre o trabalho.
Para saber mais
Adam Smith - Matéria do Portal UNIVESP
Karl Marx - Matéria da Revista Galileu.