Nesta atividade você terá acesso a textos explicativos seguidos de uma pergunta com resposta curta. Você não deve pesquisar na internet ou em livros, mas responder a partir dos seus conhecimentos. Não se preocupe, mesmo que você erre algumas respostas isso não interferirá na sua nota.
Pra realizar a atividade vocês devem acessar o link disponível no Google Sala de Aula. Ela aparece em duas versões, como jogo de "Abertura de Cadeados" e como "Formulário Google". Dê preferência para a primeira, mas se ela não abrir em seu computador, celular ou tablet, faça a segunda.
Para quem não tem acesso ao Google Sala de Aula essa atividade foi adaptada para a forma impressa e deverá ser retirada na escola às sextas-feiras. Para quem vai fazer a atividade impressa, por favor, não pesquise em lugar algum, responda aquilo que sabe, se você errar ou deixar alguma questão em branco isso não interferirá na sua nota.
Segue o conteúdo da atividade:
SÉCULOS XV E XVI (15 E 16) - Os europeus iniciam navegação pelo Atlântico e conquistam o continente batizado de América. Logo encontram formas de explorá-lo e a seus habitantes, seja por meio da agricultura, da mineração ou da escravidão. De onde vieram as pessoas escravizadas trazidas ao Brasil nesse período? R: ___________________________________________________
SÉCULO XVII (17) - Enquanto a escravidão de indígenas e africanos continuava na América, na Europa surgiam novas ideias de Liberdade e Igualdade. Os iluministas criticavam a sociedade de privilégios da época, além da ignorância e da intolerância. Somente a razão poderia transformar a sociedade e levá-la ao progresso. Esse movimento ficou conhecido como Iluminismo. Qual elemento, para eles, simbolizava o conhecimento e a razão? R: ______________________________________________
SÉCULO XVIII (18) - Muitas transformações acontecendo: na Europa, a Revolução Francesa destruía de vez a sociedade feudal e dava início à República, sob o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"; na Inglaterra a Revolução Industrial modificava totalmente as formas de vida do povo, que saíam do campo para trabalhar nas cidades, com baixos salários e longas e penosas horas de trabalho. Na América, os EUA se tornam o primeiro país a conquistar sua independência, seguido pelo Haiti, o país em que uma Revolução de Escravizados saiu vitoriosa! Qual país era a Metrópole, ou seja, o colonizador dos EUA? R: _____________________________________________________________
SÉCULO XIX (19) - As transformações começadas no século anterior se intensificam: Os trens e locomotivas ganham o mundo, chegando inclusive ao Brasil; os países da América Latina se tornam independentes; o tráfico de pessoas escravizadas da África tem um fim (A Inglaterra queria que os ex-escravos se tornassem trabalhadores assalariados para poder comprar os produtos da Revolução Industrial); e os movimentos abolicionistas conquistam o fim da escravidão em seus respectivos países. O Brasil, diferentemente dos outros países americanos, não se tornou uma República depois da sua independência, se mantendo como monarquia. Aqui, o movimento abolicionista e o movimento republicano andavam de braços dados. Brasil, Argentina e Uruguai participaram de uma guerra contra o Paraguai. O Brasil foi o último país americano a abolir a escravidão (1888) e a se transformar numa república (1889). Qual flor se tornou símbolo da abolição no Brasil? R: _______________________
BÔNUS: Os assuntos tratados nesta atividade são um resumo daquilo que veremos ao longo deste ano. Tem algum outro tema ou assunto que você gostaria de estudar? Escreva abaixo: