Olá pessoal do 8º Ano!
Nosso primeiro tema do ano é colonização, e aqui vão alguns materiais que trabalhamos em sala de aula.
Navegações e Colonização - Mapa
Colonização - Fichamento
- Problemas no comércio com o Oriente por terra e pelo Mediterrâneo.
- Evolução tecnológica das embarcações e da navegação.
- Necessidade de expansão comercial.
- Portugal foi o pioneiro.
- Colônia: País dominado (geralmente americano ou africano);
- Metrópole: País dominador (geralmente europeu).
- Invasão do território onde viviam diversos povos indígenas.
- Houve resistências, guerras, acordos, e escravização dos indígenas.
- Muitos morreram também devido às doenças trazidas pelos europeus.
- Movimentos de Entrada.
- Litorâneo: pau-brasil, cana de açúcar.
- Bandeirante: mão-de-obra escrava; minérios.
- Sertanejo: mão-de-obra escrava, gado.
- Amazônico: mão-de-obra, drogas do sertão, borracha, madeira e minério.
Comércio Triangular - Mapa
Escravização de Africanos - Fichamento
- Tráfico Negreiro
- Realizado via oceano, pelos navios negreiros ou tumbeiros.
- Viajavam em péssimas condições, muitos não sobreviviam à viagem.
- Os europeus incentivavam as guerras na África para a captura de prisioneiros e posterior venda como escravos.
- Africanos trazidos ao Brasil
- África Ocidental, 25%: hoje Gana, Togo, Benin e Nigéria.
- África Central, 75%: hoje Congo e Angola.
- Também vieram pessoas de Moçambique, no Sudeste da África.
- As principais línguas faladas por esses povos eram de origem iorubá e bantu.
- Resistências dos Povos Africanos:
- Fugas e criação de quilombos.
- Preservação cultural (capoeira, religião, língua, etc.).
- Compra de alforria (libertação).
- Participação em revoltas e movimentos abolicionistas.
BIBLIOGRAFIA
BOULOS JR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania: 7o ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: FTD, 2018. 4a ed.
PREZIA, Benedito; HOORNAERT, Eduardo. Esta terra tinha dono. São Paulo: FTD, 2000. 6a ed.