Continuando nossos estudos sobre a Ciência História, hoje vamos falar sobre Fontes Históricas. Seguem os materiais e passos que seguimos para essa aprendizagem.
PASSO 1: APRENDENDO O QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS E SEUS TIPOS.
Como base para nossos estudos utilizamos o livro História, Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior e, com ele, aprendemos algumas informações importantes que foram resumidas no seguinte fichamento:
O que são fontes históricas?
Fontes Históricas são vestígios (pistas) deixadas pelos seres humanos, e utilizadas pelos historiadores para estudar a História.
Tipos de fontes históricas:
- Escrita: cartas, jornais, livros, documentos, etc.
- Visuais: fotos, pinturas, grafites, desenhos, etc.
- Orais: histórias passadas de geração em geração, entrevistas, programas de rádio, podcasts, etc.
- Materiais: roupas, móveis, construções, utensílios domésticos, ferramentas, etc.
Também fizemos uma atividade em que vocês deveriam classificar as fontes históricas de acordo com o tipo.
PASSO 2: APRENDENDO SOBRE CULTURA MATERIAL E COLONIZAÇÃO
Lemos um texto do livro didático sobre o povo Tupinambá que exigiu o retorno de seus mantos tradicionais, que foram levados do Brasil durante o período colonial, e que, hoje, só podem ser encontrados em museus de países estrangeiros. Mais sobre essa história você encontra nesta matéria do G1.
Para nos ajudar na discussão, assistimos também a um trecho do filme Pantera Negra (Ryan Coogler, Marvel Studios, 2018), em que o personagem Killmonger faz uma visita a um museu europeu e conversa sobre as peças que lá estão expostas.
PASSO 3: ANALISANDO UMA FONTE HISTÓRICA
Para essa etapa pedi que vocês trouxessem de casa um objeto que fosse muito importante para a sua história. Em sala de aula, vocês puderam analisar esse objeto como uma fonte histórica, respondendo às seguintes questões:
Análise de Fonte Histórica
1. Tipo de fonte:
2. Datação:
3. Proprietário(a):
4. Descrição:
5. O que a fonte é capaz de dizer?
6. De que história particular participou?
7. O que a fez perdurar?